Vírus consegue se instalar sem avisar internauta.
Senhas do Google e PayPal são roubadas, mas praga é instável.

Sistema da Apple, que ficou livre de vírus durante anos, sofre ataque semelhante aos de Windows. (Foto: Reprodução)
Em um sistema desprotegido, basta visitar um site malicioso para ser imediatamente infectado – nenhuma confirmação ou aviso será mostrado. Após infectar o computador, a praga, batizada de Flashback.G, irá procurar por dados sigilosos (como senhas) nos navegadores e em outras aplicações de internet. De acordo com a Intego, a praga busca roubar senhas de serviços como PayPal e Google, entre outros.
Usuários do Mac OS X 10.6 (Snow Leopard) estão mais vulneráveis: essa versão traz pré-instalado o Java. A versão instalada, se não for atualizada, deixará os internautas com Mac vulneráveis de forma semelhante aos usuários de Windows. O Mac OS X 10.7 não traz mais o Java pré-instalado.
Mesmo com o Java atualizado e seguro, o trojan ainda apresenta um applet com certificado digital falso em nome da Apple. Caso o usuário aceite o certificado, o vírus será instalado em seguida.
O Apple Software Update detecta atualizações para o Java e instala a versão mais recente e corrigida.
De acordo com a Intego, usuários também podem observar sinais de problemas em travamentos frequentes de softwares como o Safari e o Skype. Devido a erros de programação, o vírus é instável e trava os aplicativos cujas senhas ele tenta monitorar.
0 comentários:
Postar um comentário